segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Federação Maranhense quer realizar mudanças para a temporada de 2013


A temporada de 2012 ainda não terminou, mas o ano de 2013 para o futebol maranhense já começa a ser planejado pela FMF. O diretor de competições, Evandro Marques, e o presidente Antônio Américo, pretendem realizar mudanças no calendário, principalmente no segundo semestre, por causa das participações do Maranhão, na Série D, e do Sampaio, na Série C.
- Vai ter mudança. Uma das principais preocupações é com o que aconteceu com o Sampaio este ano, que teve a Série D. Estamos analisando essa questão para não prejudicar nem o Sampaio, nem o Maranhão e nem os outros clubes. Esse é um dos nossos principais pontos – disse Evandro Marques, recordando o que ocorreu na Copa União, que está com jogos atrasados, por causa da participação do Sampaio na Série D.
Américo por sua vez, já fala até na possibilidade de não acontecer à disputa da Copa União.
Não sei se teremos a Copa União em 2013"Antônio Américo
- Eu devo fazer alguma mudança. Não sei se teremos a Copa União em 2013 e talvez devemos substituir a Copa União, por alguma competição envolvendo apenas os clubes que não disputam a Série C ou D. O que não pode mais acontecer é a gente paralisar uma competição assim como foi esse ano com o Sampaio – disse o presidente da FMF.
Vale lembrar que a Copa União garante ao campeão a segunda vaga maranhense na Copa do Brasil. Caso a competição não ocorra, Américo esclarece que pode estabelecer novos critérios para que seja definido o segundo representante do Estado na Copa do Brasil do ano seguinte.
- Pretendo marcar uma reunião em novembro para apresentar e talvez anunciar já o calendário de 2013. Sobre a vaga na Copa do Brasil, se a competição do segundo semestre não valer a segunda vaga, podemos estabelecer novos critérios, para que todos possam brigar por essa vaga.
O Campeonato Maranhense por sua vez não terá a fórmula de disputa alterada. Entretanto, Evandro Marques destaca que as datas para o início da competição ainda serão definidas.
 O Estadual vai manter a fórmula e deve ser disputado no período estabelecido pela CBF. Não posso dizer que vai começar logo em janeiro, apenas que será disputado no período em que a CBF disponibilizou as datas para as Federações.
Vale lembrar que segundo o calendário da CBF, os Estaduais serão disputados entre 20 de janeiro e 19 maio. A Copa do Brasil terá início no dia 3 de abril, enquanto que as Séries C e D começarão no dia 2 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário